sábado, 5 de maio de 2012

Há momentos certos



No bairro de Amandaba, lugar onde passei a minha infância, adolescência e juventude, vivia cercado pelo carinho dos meus familiares.
Uma das minhas tias, pessoa simples e dinâmica, mas de grande conhecimento espiritual, sempre nos dizia, nas noites enluaradas quando nos reuníamos no quintal da sua casa para ouvir seus conselhos:
- A ajuda que fazemos ao próximo tem que ser na medida certa de sua necessidade.
O auxílio deve ser como a água que temos, e devemos doá-la conforme o recipiente do pedinte. Se a pessoa necessitar de um copo devemos doar um copo.
E, prestemos atenção! Se tomos água para doar e o necessitado não a quer, não devemos dar, porque ele não lhe dará valor, não está com o recipiente preparado para recebê-la.
E, se temos a água é porque trabalhamos para isso, e o outro quase sempre poderia obter com o trabalho, mas, às vezes, acha mais fácil pedir.
E quando damos, não devemos dar a mais, porque esse excesso pode ser desperdiçado. É muito importante ensinar a quem pede a pegar a água para si por sua necessidade, como também orientar quem a recebe a dar valor a isso e a ser grato.
Devemos ficar atentos para que os que recebem não fiquem acostumados, porque há momentos para receber e outros para doar.


                                                               Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...