sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Terapia de regressão: sofrem os pobres e os ricos



Que Deus abençoe sua boa vontade por buscar entender para melhorar.
Podemos, no entanto, começar a conversa esclarecendo que o esquecimento do passado tem também sua razão justa. É, na verdade, concedida por misericórdia do Criador para aqueles espíritos, como nós, que ainda não têm condições de lidar de maneira sadia com o passado.
Para entendermos isto melhor precisamos, antes de tudo, nos conscientizar de que a Doutrina Espírita se assenta na crença em Deus e na sua justiça como esclarece Allan Kardec no livro “O que é o espiritismo”. Esta é pedra angular desta doutrina, já que todo resto é consequência disto.
Temos que entender ainda que Deus é bondade, fez suas leis juntas e irrevogáveis, embora em nossa pequenez espiritual seja muito difícil conceber isto. E tudo que temos é conquistado por meio do esforço próprio.
Não seria diferente no caso da lembrança do passado. Hoje, a maioria de nós não tem condições de suportar esta lembrança. Até porque o próprio termo evolução significa que erramos mais no passado. Evolução significa melhora, desenvolvimento.
Se hoje estamos mais evoluídos, melhores do que ontem ou, pelo menos, buscando sê-lo, é porque, obviamente, ontem estávamos em condições piores que hoje. E se não suportamos os problemas de hoje, como saberíamos lidar com as experiências do passado?
- É bem da verdade que muitos irmãos buscam a terapia de regressão na pretensão de obterem revelações que satisfaçam seu ego. Imaginam-se superriores ao resto da humanidade e acreditam que foram personalidades importantes no passado, segindo a acepção que o mundo deu a esta palavra.
Urge lembrar que o Mestre escolheu um lugar demasiado simples para chegar ao planeta, uma manjedoura. Exerceu a profissão de marceneiro – carpinteiro - até que chegasse o memento de sua peregrinação dolorosa.
Os títulos por si só não nos fazem merecedores da felicidade eterna. Mesmo na Terra, sofrem os pobres e os ricos, embora de maneira diferente. Mas em todos os casos a busca pela terapia de regressão seria algo danoso.
Pagaríamos uma terapia para lembrar e ficaríamos a tal ponto perturbados que procuraríamos outra terapia para esquecer.
Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...