segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A pedra principal


“Na aula de filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Pegou uma panela e dentro colocou primeiramente uma grande pedra. Então, perguntou à classe: “Está cheia?”.
Pelo que todos viam, a panela estava repleta; unanimemente responderam:
Sim! O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro da panela. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre a pedra grande. Então, novamente perguntou aos alunos: E agora, está cheia?
Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: Sim!
Continuando, o professor levantou uma lata de areia e derramou a areia dentro da panela; a areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez perguntou: Então, está cheia?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: Sim!
Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou dentro da panela. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: Qual o segredo para caberem todos esses materiais na panela?
É preciso, em primeiro lugar, colocar as pedras grandes dentro vaso senão nunca mais será possível coloca-las lá dentro.
Agora, vamos experimentar invertes a ordem. Disse o professor a um aluno, entregando-lhe outra panela igual à primeira, com a mesma pedra grande, com a mesma quantidade de pedregulhos, de areia e de água.
O aluno começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e, por último, tentou colocar a pedra grande.
Surpreso, verificou que eles não couberam na panela.
Então, o professor concluiu: O segredo é colocar primeiro a pedra grande.
                                   Diz a Magia:
Costumamos depreciar o valor das escolhas, das pessoas e das situações na vida. Por isso, como na história, precisamos aprender a dar o justo valor a cada coisa, pessoa ou situação.
Não podemos privilegiar as coisas menores (água e areia), pois as maiores (pedras e pedregulhos) podem nunca mais caber. Se não tivemos a Deus e a família como pedras grandes e colocadas em primeiro lugar, eles não caberão em nossa panela (isto é, em nossa vida!).
Muitos rejeitam a família em detrimento da escravidão do trabalho ou mesmo dos prazeres das festas e passeios.
A busca material não é errada desde que não seja considerada a “grande pedra” da vida. Deus em primeiro. A família em primeiro. As outras coisas virão em acréscimo.
Faça a experiência.

                       Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...