domingo, 10 de junho de 2012

O crescimento



“Ninguém põe um remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgado fica pior. Não se põe vinho novo em odres velhos, do contrário rompem-se os odres, o vinho escorre e os odres se perdem. Mas coloca-se o vinho novo em odres novos e assim ambos se conservam” (Mateus 9:16-17).
Jesus ensinou que as pessoas que estão crescendo são sempre capazes de mudar sua maneira de pensar à respeito das coisas. À medida que nos desenvolvemos e mudamos, antigas convicções inflexíveis são destruídas e deixam de funcionar para nós. Assim como um odre velho se rompe quando o enchemos com vinho novo que então se expande.
As crenças que existem no nosso inconsciente são chamadas de princípios organizadores. À medida que passamos pela vida, acumulamos crenças a respeito de nós mesmos e do mundo que nos cerca.
Esses princípios organizadores agem automaticamente na maior parte das vezes sem que percebemos, determinando nossas escolhas e reações, e são a base da nossa auto-estima.
É somente quando nos tornamos conscientes desses princípios organizadores inconscientes que podemos abrir espaço para novas convicções. Essa tomada de consciência promove o crescimento, assim como um odre novo acolhe o vinho novo.
“Quanta água você consegue colocar em um barril de óleo de 20 litros? Nenhuma. Primeiro temos que tirar um pouco do óleo”.
“As pessoas sábias estão sempre abertas a novas ideias e crenças, e até a respeito de si mesmo”.

                                                                    Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...