sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A mente, os professores e os alunos


Produzimos uma grande armadilha e nós mesmos caímos nela.
A ciência e o universo de informações geradas pelo mundo moderno deveriam ter produzido um homem livre, sereno, satisfeito, solidário, sábio, que ama a vida e tudo o que a promove. Mas a ciência expandiu e o homem se tornou mais ansioso. A ciência provocou uma verdadeira revolução no mundo exterior e no mundo das ideias, mas seu impacto no mundo da emoção gerou mais efeitos colaterais do que benefícios.
Os professores de todas as sociedades modernas não sabem porque os alunos da atualidade cada vez se concentram menos em sala aula e estão mais irritadiços e inquietos.
Não estamos formando jovens emocionalmente saudáveis. Não estamos produzindo pensadores, mas reprodutores de conhecimento.
Os alunos saem das escolas com milhões de informações na memória e um diploma nas mãos, mas estão despreparados para a vida.
Poucos sabem gerenciar o mundo das ideias, proteger a emoção, trabalhar perdas, superar as crises existenciais. A batalha da vida exige um equipamento intelectual e emocional eficiente. Está havendo cada vez mais um abismo entre a escola clássica e a escola da vida. A escola clássica se tornou uma bolha dentro da grande escola da vida.
O governo está tendo enorme dificuldade para formar professores do ensino fundamental e médio. As pessoas estão desinteressadas por uma profissão mal remunerada e extremamente desgastante.
Os conflitos em salas de aula têm prejudicado seriamente a qualidade de vida dos professores.
Os juízes julgam os homens que infringem a lei, os professores os preparam para que eles jamais se sentem no banco dos réus. Os psiquiatras tratam dos homens psiquicamente doentes, os professores os educam para que eles sempre sejam saudáveis. Os soldados aprisionam os homens que cometem crimes, os professore os educam para que eles sempre sejam livres.
Os professores são poetas da vida. Eles precisam resgatar a auto-estima.
A esperança de mundo está sobre os ombros da educação. Entretanto, a mais nobre das profissões tem se tornado uma usina de stress. Por isso, a educação moderna tem de levar em alta conta o treinamento da emoção.

Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...