sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O Poder da Aceitação


A paciência nos ajuda a aceitar os obstáculos do caminho e nos permite reagir aos desafios do cotidiano com coragem, força e otimismo. Um negócio perdido, decepções no amor, uma incapacidade séria e preocupações financeiras são alguns dos problemas que talvez tenhamos de enfrentar ao longo da vida. Ser paciente nessas circunstâncias não significa gostar dos golpes que recebemos, mas reconhecermos que eles fazem parte da vida e que, apesar do sofrimento que provocam, não devemos optar pela amargura, pela vingança, ou pelo desespero, e sim arregaçar as mangas e enfrentar os desafios esperança.
A aceitação que vem com a paciência também nos ajuda a compreender os outros, por entender que como seres humanos, todos temos limitações. A paciência nos dá a capacidade emocional de reagir com bondade de sentir compaixão.
Você demonstra ter paciência quando cuida com carinho de pais idosos que não reconhecem a sua dedicação, ou quando explica pela enésima vez e com toda calma, a uma inquieta criança porque ela não pode subir nos móveis.
São certamente situações que você preferiria não vivenciar, mas a paciência lhe dá a capacidade de compreender que seres humanos imperfeitos que, como você, apenas querem ser felizes.
Ao aceitarmos os outros como são e a vida como ela se apresenta a cada momento, damos provas da nossa força e da nossa beleza interior. É fácil ser tolerante quando tudo está bem. Mas, ao demonstrar paciência quando a coisas não são do jeito que querermos, revelamos a nossa melhor dimensão como seres humanos.
A impaciência é um hábito; a paciência também. Para mudar um hábito, precisamos estar motivados pela certeza de que o novo comportamento nos trará recompensas. Depois teremos que ter a disposição que encoraja a mudança que queremos experimentar novos comportamentos e analisar o efeitos que eles exercem em nossas vidas.
Não se culpe quando, apesar de todo o esforço, você perder a paciência. Esta é uma mudança que requer prática e tempo. Eu venho praticando conscientemente a paciência há alguns anos e, mesmo assim, há ocasiões que chego a explodir.
Veja-me como um companheiro de viagem. Nesta coluna “Magia da Vida” eu lhe estenderei a mão e juntos exploraremos, usando a paciência, maneiras de nos tornarmos mais serenos, mais fortes, mais justos, mais afetuosos, e mais capazes de fazer felizes os que cruzam nossos caminhos.
Espero e rezo para que a Magia da Vida ajude você a expandir a paciência que está no seu coração, e para que nossos esforços se espalhem como ondulações cada vez maiores pelo mundo.

Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...