sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A pedra principal


Na aula de filosofia, o professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos.
Pegou uma panela e dentro colocou primeiramente uma grande pedra. Então, perguntou à classe: - Está cheia?
Pelo que todos viam a panela estava repleta e unanimemente responderam: - Sim!
O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro da panela. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre a pedra grande. Então, novamente perguntou aos alunos: - E agora está cheia?
Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu: - Sim!
Continuando, o professor levantou uma lata de areia e derramou a areia dentro da panela; a areia preencheu os espaços entre as pedras e os pedregulhos. E, pela terceira vez perguntou: -Então, está cheia?
Agora a maioria dos alunos estava receosa, mas novamente muitos responderam: - Sim!
Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou dentro da panela. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe: - Qual é o segredo para caberem todos esses materiais na panela? - É preciso, em primeiro lugar, colocar as pedras grandes dentro do vaso, senão nunca mais será possível colocá-las lá dentro.
- Agora, vamos, experimentem inverter a ordem, disse o professor a um aluno, entregando-lhe outra panela igual a primeira, com a mesma pedra grande, com a mesma quantidade de pedregulhos e de areia e de água. O aluno começou a experiência colocando água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último tentou colocar a pedra grande.
Surpreso, verificou que eles não couberam na panela. Então, o professor concluiu: - O segredo é colocar primeiro a pedra grande.


Diz a Magia
Costumamos depreciar o valor das escolhas, das pessoas e das situações na vida. Por isso, como na história, precisamos aprender a dar o justo valor de cada coisa, pessoa e situação.
Não podemos privilegiar as coisas menores (água e areia), pois as maiores (pedra e pedregulhos) podem nunca mais caber. Se não tivermos a Deus e a família como pedras grandes e colocadas em primeiro lugar, eles não caberão em nossa panela (isto é, em nossa vida!).
Muitos rejeitam a família em detrimento da escravidão do trabalho ou mesmo dos prazeres, das festas e passeios.
A busca material não é errada desde que não seja considerada a “grande pedra” da vida.
Deus em primeiro. A família em primeiro.
As coisas outras virão em acréscimo.
Faça a experiência.


                                Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...