sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A verdadeira sabedoria é saber usar o breque


A vida é uma chance constante. A cada momento, há uma nova chance de poder voltar atrás no que se fez de errado e fazer de novo, de poder aprender coisas novas e resolver antigas questões. Mas melhor coisa da vida é saber usar o breque.
Você sabe usar o breque? Brecar é bom, pois não dá para a gente sair por ai sem breque.
As coisas vão ficando automáticas e a gente vai falando, pensando, sentindo sempre igual. Vive assim uma vida cheia de impulsos que a gente mesmo criou.
Por isso, precisa aprender a brecar para mudar de direção, de sentido, para mudar de pensamento, de sentimentos, de atitude e de ação. Pois só assim a gente pode melhorar a qualidade da nossa vida.
Cada um está na sua direção, mas precisa aprender a prestar atenção no tráfego da vida, porque senão você vai trombar muito.
O povo, no entanto, não quer prestar atenção: Ah, porque sou assim mesmo, e mete a cara. Depois, fica trombando daqui, trombando dali, porque fica com raiva do mundo. Tem gente, porém, que não para pra ver como quer dirigir o próprio carro, dirigir as próprias decisões, o que escolher para fazer, com que sentimentos quer continuar determinada coisa, como quer se dar com as pessoas.
O povo gosta de arrumar encrenca, é muito assim: Ah, se essa pessoa me aprontar uma, faço logo duas. Se fez uma comigo, acabou, porque eu não tolero.
Começa logo a trombar porque, na verdade, não quer tolerar o companheiro, não quer atender a loucura dos outros. Com isso, está sempre trombando de cá, trombando de lá, acabando com machucado, doente, na mesa de cirurgia.
Arranca pedaço de cá, pedaço de lá, porque a pessoa gosta é de encrenca. E quem é da encrenca está sempre com problema, sempre com encrenca.
Por isso a gente passa a aprender a brecar e dizer: Não, não adianta encrencar com o povo, o ser humano é o ser humano, tem gente de todo jeito e de todo tipo. Sou eu que tenho que aprender a dirigir o carro da minha vida no meio desse povo. Sou eu que tenho que aprender a desenvolver qualidades para ter jeito de lidar com as coisas, se é que eu quero paz; se é que eu quero viver uma vida sem ser enganado, sem me machucar, sem machucar o outro; se é que eu quero viver com a verdadeira sabedoria e não só com a esperteza.
A vida está sempre exigindo que a gente se atualize, que se modernize, mas não nas modas. Modernizado quer dizer uma pessoa que vive o momento com toda sua inteligência, procurando o bom, o novo, que vai aprendendo e melhorando.
Na verdade não é preciso fazer grande esforço porque a gente muda na hora que quiser e quando quer, muda com maior facilidade.

Sergio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...