quinta-feira, 2 de junho de 2011

Magia da vida

          Um mestre não é uma autoridade

Uma casa pegou fogo no meio da noite. A casa inteira estava queimando e o dono da casa estava profundamente adormecido, bêbado.
Todo mundo escapou, menos o dono, então os vizinhos perceberam que ele não era capaz de sair porque ele sempre ficava bêbado à noite.
Assim, algumas se apressaram a entrar – era arriscado – e começaram a arrastá-lo para fora, mas ele estava bêbado e profundamente adormecido, pesava muito e era difícil fazê-lo sair pela janela e essa era a única possibilidade de levá-lo para fora – a porta estava queimando.
Eles tentaram por uma janela, tentaram por outra e estava ficando cada vez mais difícil.
Então, um homem velho e sábio disse: “Bata forte em sua cabeça! Desperte-o, então ele achará o modo de sair; ai nós não precisaremos nos preocupar”.
E bateram forte em sua cabeça e ele abriu os olhos e todos saltaram pela janela, e ele também saltou.
Um mestre simplesmente bate forte em você para torná-lo atento.
Então sua consciência fará tudo.
Ele simplesmente o ajuda a sair de seu sono, de seu sonambulismo. Ele não é uma autoridade – ele não diz: “Vá reto e depois vire à esquerda e então...”.
Um mestre nunca dá detalhes particulares. Ele não pode, pela própria natureza das coisas.
E se você encontrar alguém que lhe dá instruções particulares, evite-o. Ele não é um mestre. Escape dele, ele o destruirá – ele tem uma certa imagem, criará aquela imagem em você.
Ele não se preocupa com você, não o ama, não tem nenhuma compaixão. Tem uma certa ideia que quer implantar, você é apenas uma vítima.
É apenas uma oportunidade para ele manifestar sua ideia, seu ideal pode se tornar uma realidade ou não. Você é apenas uma tela e ele quer pintar o quadro dele em você, você é apenas um bloco de pedra e ele quer esculpir uma estátua que ele está carregando em sua cabeça.
Por isso ele não é um mestre.
Um mestre simplesmente o escuta, o assiste, o observa, o ama, o permeia, o envolve. E lentamente, ele começa a ajudá-lo a se tornar você mesmo. Um mestre não é uma autoridade.
E o mestre, de fato, não pode ser uma autoridade, porque não lhe dá respostas. Simplesmente o ajuda a entender sua pergunta.

Fonte: Sergio Martins
Cidade: Mirandópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...