quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bom senso


Muita gente estragou parte de sua vida e perdeu oportunidades brilhantes por falar demais. Poderia ter sido diferente... Mas faltou bom senso.
Quem revela os seus planos a qualquer um, corre o risco de ser passado para trás.
Quem revela seus sonhos a um inimigo acaba por ser humilhado.
Um aproveitador não hesitará em usar o que você disse contra você mesmo. Por isso, os anos ensinam que há uma sabedoria escondida nos silêncio - a grande humanidade sabe disso.
Se você guardar silêncio, será tomado por sábio.
Existem situações em que a coisa mais inteligente a fazer é calar-se e esperar. Contudo, para alguns, isso é difícil e, para outros, impossível.
Conheço pessoas boas que acreditam não haver mal algum em falar demais, em abrir seu coração para todos e expor seus pensamentos a qualquer criatura que cruze o seu caminho.
Pensam inclusive que isso é uma das belas qualidades que têm e dizem com certo orgulho: “É... eu sou assim mesmo. Sou um livro aberto. Falo o que penso, doa a quem doer”.
E a coisa vai muito bem até que começam a experimentar as consequências... No exato momento em que a situação vira e tudo começa a dar errado, vem a tentação de gritar: “Parece que tudo está contra mim” “Nada que faço dá certo”, ou ainda, “Onde é que está Deus?”.
O medo, então, não perde tempo e bota à porta com sua habilidosa capacidade de convencer que tudo está contra nós e que já não existe saída. Como um vampiro, vai sugando as poucas forças que nos restam.
A questão é que muito mal seria evitado se houvesse um pouco mais de cuidado no falar – cuidado em não colocar em mãos adversárias, armas (conhecimento e palavras) que serão usados contra nós. É não sair falando ao vento sobre tudo o que se passa no nosso íntimo.
Prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.
Fonte: Sérgio Martins
Cidade: Mirandópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...